Atividades

A fundação Espírita Rachele steingruber com foco no ser integral atua nas seguintes ações




Estudo das Obras básicas e complementares do Espiritismos


Durante a Pandemia
Atividades apenas online ZOOM e MEET

O Livro dos Espíritos Sábados das 16h00 às 17h30 Mediunidade Sextas Feiras 19h30 às 21h00
ESDE a cada 15 dias aos domingos das 09h30 às 11h00

 
O ESTUDO DO ESPIRITISMO
Na introdução de O Livro dos Espíritos, Kardec leciona que o estudo de uma doutrina, qual a Doutrina Espírita, só pode ser feito com utilidade por homens sérios, perseverantes, livres de prevenções e animados de firme e sincera vontade de chegar a um resultado. O que caracteriza um estudo sério, destaca o mestre de Lion, é a continuidade que se lhe dá, sendo indispensáveis a regularidade e o recolhimento. Nesta vertente e em consonância com a obra Orientação para a Área de Estudo do Espiritismo, da Federação Espírita Brasileira, a Fundação Espírita Rachele Steingruber, desenvolve dentre suas inúmeras atividades, o estudo do Espiritismo. Em domingos alternados, há o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) e aos sábados, o Estudo da Obra Básica (EOB), em especial de O Livro dos Espíritos, estudos estes destinados a trabalhadores e frequentadores da Fundação. Os estudos favorecem o progresso moral, intelectual e o exercício da fraternidade entre todos os envolvidos, promovendo a integração entre os trabalhadores e as áreas. A contribuição do Espiritismo para o progresso da sociedade é inegável e o estudo dessa doutrina iluminativa, descortina horizontes, posto que, conforme resposta a questão 799, de O Livro dos Espíritos, “deixando a vida futura de estar velada pela dúvida, o homem perceberá melhor, que, por meio do presente, lhe é dado preparar o seu futuro”. O estudo e a compreensão das Leis Divinas que regem nossas vidas, vão pouco a pouco despertando sentimentos novos e a firme vontade de vivenciarmos o Evangelho do Cristo à luz da doutrina espírita. A imersão no manancial de conhecimentos trazidos nas obras básicas, nas complementares idôneas e em todo material sério de estudo da doutrina espírita, possibilita que bebamos da água viva oferecida por Jesus, nosso modelo e guia, cuja fonte, descobrimos, está dentro de nós. E para que sejamos a luz do mundo, sal da terra e tenhamos vida em abundância, convidamos a todos que desejam a vivência da verdadeira felicidade, a estudar conosco, permutando conhecimento, experiências, fraternidade e amor, o qual resume a doutrina de Jesus toda inteira, como nos ensina Lázaro em O Evangelho Segundo o Espiritismo.

 

 

Evangelização

Aos sábados d´ás 15h00 às 16h00

Atividade suspensa enquanto durar a pandemia

A evangelização Espírita atende crianças ainda no ventre materno até os pais, organizados em: evangelização de bebês, Jardim, Ciclos I e II, Juventude I e II e reunião de pais e ou responsáveis
[…] à Evangelização Espírita Infanto juvenil cabe a indeclinável tarefa educacional de preparar os futuros cidadãos desde cedo, habilitando-os com as sublimes ferramentas do conhecimento e do amor para o desempenho dos compromissos que lhes cumprirá atender, edificando a nova sociedade do amanhã.”
 Vianna de Carvalho (Página psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco)

 

 

Projeto Cultura de Paz

Segunda à Sexta das 07h30 às 10h30 e das 14h30 às 16h30 

 As atividades estão suspensas durante a pandemia

O Projeto Cultura de Paz funciona em contra turno de segunda a sexta com atividades extras curriculares de apoio pedagógico (Português e Matemática), artesanato, culinária, desenho, esportes (futebol, voleibol handebol), informática, horta, jardinagem, jogos cooperativos, lúdicos e raciocínio lógico, leitura, música (violão e canto) que tem como finalidade oportunizar o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social das crianças da comunidade na faixa etária de 04 a 10 anos, onde o contexto socioambiental, cultural e econômico se mostra deficitário em suas necessidades básicas como segurança, saúde e educação, caminhando para uma condição de vida sem qualidade que proporcione o progresso de todos. 
WhatsApp Image 2020-11-12 at 20.40.07 (2)

 Bazar

                                     Os atendimentos durante a pandemia estão sendo feitos                                           por agendamento no telefone (65)9209-5702
Um dos objetivos do Bazar Puro Amor,  é auxiliar o bairro, vendendo as mercadorias por um valor acessível a comunidade, e  manter o pagamento de algumas despesas básicas como água e ou Luz etc.
No Bazar, nosso trabalho é feito por uma equipe de voluntárias, com muito Amor envolvido, mantendo a organização das mercadorias e reciclando tudo que recebemos através de doações.
Com a pandemia nossas atividades não foram paralisadas. Seguindo o Protocolo da OMS, passamos a atender em número reduzido de pessoas, por agendamento telefônico.
Nosso horário de atendimento: terça feira, a partir das 08h00
Com-vivência Relacional

     Encontros mensais no primeiro domingo de cada mês                              Na pandemia fazemos o acolhimento  virtual  amoroso.                                

A Fundação Espírita Rachele Steingruber: Um espaço de convivência construído pelo diálogo, na fraternidade e na cooperação. O espaço de com-vivência propicia o diálogo, em que trabalhadores, pessoas e famílias acolhidas trocam experiências do cotidiano na observação do evangelho de Jesus, trazidos pelos espíritos. A convivência aproxima e aperta os laços de confiança propiciando o auto encontro, o autodesenvolvimento, pelo autoconhecimento ao tempo em que promove o coletivo, compreendendo todos que são espíritos imortais, Passando a pensar e agir como espírito imortal. Nessa percepção a compreensão e as atitudes passam a serem ressignificadas e praticadas em sintonia com a própria essência, visando o propósito existencial. A Fundação pelas ativividades do seu centro espírita procura acolher todos que ali se aconchegam, buscando: Esclarecer, consolar e promover o espírito imorta que passa pelos desafios em suas multiplas facetas. O espaço de convivencia estabelecido, também se da num processo de criatividade habilidades e fortalece o vínculo entre as famílias e a comunidade, considerando que esse último é o território, o lócus onde essas almas se encontram em processo de aprendizagem e evolução. Para os trabalhadores da Fundaçãoesse territótio é paulatinamente transformado em um espaço de comvivência que proporciona momentos para observar, aproximar, envolver, acolher e sentir o outro em sua realidade, nesse território o trabalhador não vai falar do Cristo e sim vivenciar o Cristo. Na Fundação, seu espaço de convivência é intencional, para o exercício do amor em si mesmo e ao próximo com vistas à promoção integral do ser, tendo Jesus como modelo e guia. A Fundação é o espaço do "Vinde a Mim vós que estais aflitos e sobrecarregados que Eu vos aliviarei" onde " o fardo é leve e o julgo é suave" pelo conhecimento das leis de Deus: Lei de Amor, Justiça e Caridade. Essa é a missão da Fundação Espírita Rachele Steingruber, um laboratório de almas, fundada no acolhimento de indígenas e pessoas doentes, que tinhas sua dores aliviadas, onde o abandono encontrava acolhimento e onde se abriu um clarão espiritual, um espaço de Amor para acolher almas.
Palestras

Quartas-feiras das 20h00 às 21h15

Na pandemia estamos com palestras virtuais na página do facebook

Música

                            Sábados das 14h00 às 15h00

                        Aulas de Flauta, violão, canto e violino



casa lar

Moradia permanente de quatro pessoas com deficiência.

A rotina da casa - Acordar as 07:00hs, tomar banho e café da manhã e se arrumar  para irem a escola na Pestalozzi (atividade suspensa durante a pandemia) passam o dia na escola e retornam as 16:00hs, tomam banho, assistem televisão, jantam entre as 18:30hs às 19:00hs, tomam uma cesta e antes de dormir as cuidadores leem uma mensagem edificante e fazem a prece. A Suelen e a Cida participam das palestras, evangelização e eventos na Fundação. Na pandemia a rotina da casa permanece a mesma com acréscimo de almoço as 11:30hs, lanche 15:00hs e nas  segundas, quartas e sextas com supervisão do professor de Educação física tem atividades de alongamentos, brincadeiras lúdicas, coordenação motora de acordo com o que cada uma corresponde, no horário das 14:00hs as 16:00hs. Nos outros dias fazem atividades enviadas pela Pestalozzi e voluntários em casa, brincam no espaço da brinquedoteca, assistem televisão. Na terça e quinta após o lanche as cuidadoras levam elas para passear no espaço da fundação. As vezem fazem piquenique. No domingo fazem o evangelho.